MASSAGEM HOLÍSTICA UNIVERSO ATMA
(contactos e preço no final deste artigo)
Holístico significa que algo está completo, total, em união, indivisível, significa que compreendemos que os espinhos e as rosas nascem da mesma fonte: uma roseira. Significa que se olharmos só para os espinhos ou só para as rosas, não temos a visão Holística. Tal como o Reiki, as terapias de regressão com Reiki, a meditação UniAtma, os cursos de Reiki, o yoga ou as massagens, aqui o nosso objectivo/missão/ aprendizagem/ensinamento é Religar. A expansão do Amor, de forma a não excluirmos nada, sentir a totalidade e inclusão de TUDO O QUE É!
A Roseira com todas as suas flores e espinhos.
Há muitas modalidades diferentes de massagem e de terapias corporais que podem ajudar com imensas questões de saúde física e emocional, ajudar-nos a dissolver a “armadura” da tensão muscular crónica, má postura e dores que podem ser manifestações de memórias ou traumas.
A grande maioria destas questões pode ser resolvida com a alimentação adequada, exercícios respiratórios, meditação, sessões de trabalho energético ou psicológico. Mas integrar tudo isto com Reiki e com um trabalho mais intenso com o corpo, como massagens ou yoga, pode ajudar MUITO, como posso testemunhar tanto do lado de receber, como do lado de oferecer massagens profissionalmente.
Percebi com o tempo e a prática que muita gente vê a Massagem como um luxo ou um miminho e não como uma verdadeira ferramenta que tem um enorme potencial de CURA.
Receber massagens duma forma regular funciona, objectivamente, como medicina preventiva, ajuda a religar corpo e mente, e por isso podemos pôr a funcionar melhor todos os nossos sistemas: imunitário, circulatório, clareza mental, fluxo de energia vital (KI). Sentimo-nos melhor na nossa pele e adquirimos uma maior consciência do que é que se anda a passar por “dentro”.
Como em tudo na vida também se podem causar danos com massagens, mas isto acontece sobretudo se, entre terapeutas e clientes não houver um bom “encaixe”. Pela minha experiência, devo dizer que é melhor não receber massagem nenhuma do que receber uma má massagem. Entenda-se por má massagem, aquilo que pode acontecer quando um terapeuta tem falta de sensibilidade, conhecimentos ou competências anatómicas ou outras. Também é óbvio que o que pode servir muito bem para uma pessoa, não é nada adequado para outra. A sensibilidade dos terapeutas é muito importante para poder adaptar e variar de forma a “encaixar” com as necessidades da pessoa. Saber “Dar” implica ensinar as pessoas a “Receber”.
“Receber” massagens também é algo que vai evoluindo e que também precisa de prática, não se trata só de deitar na marquesa ou no futon. É importante usar e trabalhar com a respiração, e relaxar, entregando-se.
Muitos dos nossos padrões de tensão são inconscientes, por isso mesmo, entrega e relaxamento são coisas muito mais fáceis de dizer do que fazer. Eu abordo sempre este tema com as pessoas com quem trabalho. É um processo, e como tal, pode desenvolver-se muito melhor em séries de sessões que permitem à pessoa conhecer o trabalho do terapeuta, e permitem que o terapeuta se familiarize com o corpo e os assuntos específicos de cada pessoa.
Apresento alguns exemplos da ajuda que as massagens podem providenciar:
- Libertação de tensões e dores musculares
- Melhorar a circulação
- Limpeza de toxinas do corpo
- Redução do cansaço físico e do stress mental
- Melhorias na capacidade de concentração e clareza mental
- Relaxar e acalmar músculos com lesões, cansados, ou que trabalham em excesso
- Melhorar a postura
- Baixar a tensão arterial
- Libertação de bloqueios energéticos
- Alívio para dores de cabeça e enxaquecas
- Ajuda para dormir melhor
- Limpeza de bloqueios emocionais e espirituais
- Acalmar a Mente
- Alívio para a ansiedade, depressão, insónia
- Aumenta as defesas imunológicas e ajuda na eficácia do metabolismo do corpo
- Promove uma respiração fácil e mais profunda.
A Massagem Holística Universo Atma engloba uma utilização de várias modalidades diferentes, que fizeram parte da minha formação e agora são usadas intuitivamente e sem fronteiras entre técnicas, conhecimentos e o Reiki.
Para uma melhor compreensão, descrevo algumas características específicas de cada modalidade separadamente, para abrir o leque de possibilidades, mas volto a explicar que a massagem que oferecemos é uma combinação das várias técnicas, que passamos a apresentar podendo uma sessão incidir mais sobre uma ou outra técnica, dependendo das necessidades da pessoa ou mesmo da preferência por esta ou aquela modalidade.
MASSAGEM TAILANDESA
“A aplicação de pressões lentas e ritmadas, e alongamentos nas 10 linhas energéticas mais importantes do corpo, usando as palmas das mãos, polegares, cotovelos e os pés. O corpo é levado para posturas como as asanas do yoga e aí movimentado e balouçado para desbloquear as articulações e facilitar a flexibilidade.
Este é um tipo de massagem que envolve alongamentos e massagem profunda nos tecidos musculares. É normalmente praticada no chão, com roupas confortáveis que permitam todos os movimentos. Não se usam óleos, o terapeuta encosta-se e usa todo o seu corpo e peso para algumas pressões, usa as mãos com os cotovelos esticados para a aplicação ritmada de pressão. A massagem segue normalmente as linhas que conhecemos como Meridianos, ou Sen, ou Nadis. As pernas e os pés do dador podem ser utilizadas para apoiar e fixar o corpo da pessoa nalgumas posições. Os pés também massajam. Uma sessão típica demora 2 horas e inclui as pressões ritmadas, alongamentos, e massagens nos dedos das mãos e dos pés, nas orelhas, andar sobre a pessoa e arquear-lhe as costas em posturas de yoga (bujangasana, a cobra). Padrões e ritmos são ajustados para cada pessoa.
REPADRONIZAÇÃO SENSORIAL
É uma modalidade que usa movimentos contínuos e passivos, como ondulações, e movimentos em câmara lenta para recalibrar a relação entre a mente e o corpo. Baseia-se nos dois ritmos mais importantes do corpo: respiração e pulsação, é profundamente relaxante para a mente e muito libertador para o corpo. Os objectivos são desvelar padrões físicos muito enraizados, e que limitam a liberdade de movimentos. É baseada numa ligação mente-músculo e envolve balouçar, sacudir (como para adormecer um bebé) e mover partes do corpo na sua amplitude natural. É uma aproximação muito suave e nutridora para repadronizar a condição física. A ideia é mostrar ao corpo novas sensações de liberdade de movimentos a partir das limitações que já estão criadas pela própria programação mental. A pessoa é movida para soltar articulações, e convidada a entregar-se para criar sensações de abertura e liberdade, fluidez e alegria, (é mesmo comum algumas pessoas terem vontade de rir). Religam-se aos seus centros físico e emocional, e os terapeutas aprendem e desenvolvem ferramentas mais artísticas e elegantes.
Normalmente utilizamos sempre um ou outro movimento desta técnica em todas as sessões, mesmo quando é especificamente uma sessão para passar Reiki, porque ajuda muito a tornar o corpo e a mente mais disponíveis.”
OUTRO MÉTODO QUE EM SI JÁ É UMA COMBINAÇÃO DE VÁRIOS.
(com características de massagem Sueca, desportiva, nos tecidos mais profundos combinada com fluidez, suavidade e lentidão.)
Pode ser feita directamente sobre a pele com a aplicação de óleos, ou simplesmente, algumas destas técnicas são usadas durante qualquer massagem quando for necessário.
Massajando em profundidade, pode-se entrar nas camadas mais internas e suaves, através da libertação e amolecimento das zonas mais densas e duras à superfície, normalmente dolorosas, causadas por bloqueios no movimento interno de fluidos e de energia. Ao suavizar, estas áreas reorganizam-se, revitalizando-se com o aumento do fluxo sanguíneo, de linfa e do KI ou CHI ou PRANA (energia vital). Porque organismos vivos como o corpo Humano necessitam desta energia (CHI) para se organizarem e tratarem de si mesmos, qualquer bloqueio que haja neste fluxo interno pode vir a criar problemas de saúde a longo prazo, como dores nas articulações e músculos, restrições de movimento, e problemas de circulação. (nomeando só alguns dos mais comuns).
À medida que os padrões de tensão crónica, armazenados nos tecidos moles mais profundos, começam a abrir e a mudar, encontramos reservas de CHI que se tornam disponíveis para iniciar os processos de recuperação e cura. Esta energia que se “revela” ajuda a ultrapassar condições do corpo mais “teimosas” ou até ao momento indetectadas. Quando esta componente da massagem é feita com lentidão, torna-se num dos meios mais eficazes que conheço para aliviar dores.
Os movimentos prolongados e fluidos da massagem acrescentam integração ao processo. Tive já a oportunidade de observar muitas vezes que um toque suave, fluido, deslizante ou mesmo só encostado à pele, cria estados de relaxamento profundo.
Porque se pode dizer que a pele é literalmente como a superfície do cérebro, a pele, o cérebro, a espinal medula e os nervos evoluem no embrião a partir da
ectoderme, portanto um toque deslizante e suave sobre a periferia do cérebro (toda a pele) tem um efeito profundamente integrador. A essência do toque longo, deslizante e prolongado está na ligação que existe entre a mente e todos os restantes segmentos do corpo através das sensações geradas na superfície da pele. Combinar vários métodos de massagem profunda com esta qualidade de fluidez e suavidade cria um outro método, holístico, cujas intenções não são só restaurar lesões em tecidos, mas também religar a mente com a sensação natural de pertencer a um organismo vasto e integrado, o que muitas vezes se perde devido a lesões físicas, questões de trauma emocional e todo o stress da vida em geral.
Há outras modalidades que também tiveram influência nos métodos e objectivos do trabalho que fazemos, e que têm um peso importante na nossa formação, experiência, e conhecimento, tais como o Shiatsu, Reflexologia das mãos e dos pés, e a massagem do crânio e do rosto que estão diluídas e absorvidas fazendo parte das modalidades apresentadas anteriormente.
Os centros energéticos a que nós chamamos Chacras, são um sistema complexo ligado às funções vitais do nosso organismo que nos liga à existência dos nossos outros “corpos”, pontes para o entendimento que não somos só matéria. Quando nos embrenhamos muito nas questões constantes da vida da subsistência e sobrevivência, estamos ao mesmo tempo a impedir a ligação e o funcionamento dos centros superiores, que para funcionarem e se activarem, precisam da nossa intenção consciente.
Quando nos sentimos desligados e vemos facilmente o mundo com separações e compartimentos (ciência x religião/matéria x espírito/bem x mal, etc) ficamos cada vez mais confusos, e a nossa busca pela eternidade parece cheia de bloqueios e impedimentos.
Procuramos Respostas.
Para algumas pessoas o estado de relaxamento e alívio que a massagem pode dar começa na realidade a abrir caminho para compreensões mais profundas e existenciais.
Matéria e Espírito só podem ser parte do mesmo!
Como poderíamos conhecer uma sem a outra destas “metades”?
Para marcações ou mais informações, por favor contacte:
Victor Linhares: 91 944 09 23
Ana Mota: 96 225 74 65
PREÇO: € 45,00